Responsabilidade Social NP 4469-1:2008

A responsabilidade social das empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interação com todas as partes interessadas. Assim, as empresas contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos ambientais da empresa, o que poderá proporcionar vantagens diretas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo.
Uma organização com o Sistema de Gestão da Responsabilidade Social implementado e certificado é prova de que possui um processo de gestão da sua Responsabilidade Social, de acordo com princípios internacionalmente aceites, integrando as expectativas das partes interessadas e verificável por uma entidade independente.
No entanto, a implementação e posterior certificação, não significa por si só que a organização seja socialmente responsável, mas sim que a sua gestão possui os mecanismos para que, potencialmente, venha a ser cada vez mais socialmente responsável.
Principais vantagens da certificação de acordo com a NP 4469-1:2008:

  • Maior credibilidade e reputação no mercado;
  • Vantagens competitivas;
  • Melhor controlo da conformidade legal;
  • Aumento da Produtividade;
  • Melhor relação com todas as partes interessadas;
  • Contributo para o desenvolvimento sustentável.

 

 

 



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